sexta-feira, outubro 28, 2005

Notícia grande, mas interessante....

Escolha da comida pode revelar o estado de espírito

Você é realmente aquilo que come. Psicólogos descobriram que a personalidade e o estado de espírito podem ser traídos pela escolha da comida que se põe no prato. Enquanto pessoas zangadas preferem alimentos duros, como carne, que pode ser cortada e mastigada, os deprimidos optam pelo estímulo de alimentos açucarados e da cafeína. As pessoas ciumentas freqüentemente fazem uma pilha alta de comida no prato, talvez indicando que, quando crianças, precisaram rivalizar com os irmãos à mesa do jantar. Acredita-se que o estudo, feito com mais de 500 pessoas, seja o primeiro a detalhar a relação entre alimento e estado de espírito.
"Somente uma mastigação ruidosa vai satisfazer alguém que está precisando dar vazão à raiva", disse a psicóloga Cynthia Power, que estuda os gostos há 30 anos. "Já a sensação de solidão é artificialmente aplacada com alimentos volumosos, que dão a sensação de plenitude no estômago." Cynthia comparou o que seus pacientes comiam com o estado de espírito e a personalidade deles. Descobriu que as pessoas que estão passando por uma crise, como divórcio, preferem produtos macios e adocicados, como tortas e sorvetes, porque estão "buscando bem-estar em alimentos nos quais encontraram conforto na infância".
Os que estão estressados anseiam por comida salgada, como batata frita, informa o The Sunday Times. "As glândulas supra-renais (que produzem a adrenalina) muitas vezes enviam sinais de desejo pelo sal", conclui o estudo dela. As pessoas que estão sexualmente frustradas preferem alimentos com alto grau de carboidratos, como biscoitos salgados e pão, que enchem o estômago rapidamente e dão uma sensação de satisfação.
Orgia
As conclusões tiveram repercussão entre os especialistas em alimentos. Raymond Blanc, dono de um restaurante francês na Inglaterra, disse que sua noiva prefere alimentos duros para mastigar quando está com raiva. No caso dela, isso toma a forma de simples baguetes. "Há alguma coisa na forma como você come um grande naco de comida que pode expressar seu humor", constata Blanc. "Os movimentos são bem musculares e rápidos, o que é fisicamente bastante expressivo".
William Leith, autor do livro The Hungry Years: Confessions of a Food Addict (Os Anos Famintos: Confissões de um Maníaco por Comida), disse que o relatório corrobora sua experiência de que uma orgia de comida serve para se desviar de problemas emocionais. "Se você está infeliz, procura alimentos com alto teor de açúcar e carboidratos, como biscoitos e torradas", disse Leith, que acrescentou que tais alimentos dão uma rápida acelerada no açúcar do sangue, o que logo desaparece e precisa ser reposto.

Nenhum comentário: